quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Grande Curitiba lança Rotas do Pinhão

Grande Curitiba lança Rotas do Pinhão - Paraná online
Danielle de Sisti


Paulo Henrique Munhoz
da Rocha: "Ação integrada tem muito mais força para incrementar o turismo".

Com o objetivo de oferecer uma maior oferta ao turista que visita Curitiba e, conseqüentemente, alavancar o setor na Região Metropolitana, o Fórum Metropolitano de Turismo e o Sebrae lançaram esta semana o guia turístico Rotas do Pinhão. O material apresenta quinze municípios da Região Metropolitana, suas características e atrativos turísticos, além de um mapa para quem quer usar o guia para fazer um circuito turístico pela região e um mapa rodoviário que contém as principais estradas que ligam as cidades da Grande Curitiba.

São diversos roteiros formatados, que integram a capital às cidades vizinhas, aproveitando os pontos turísticos, as características étnicas e algumas curiosidades das cidades do eixo metropolitano, sem concorrência umas com as outras. Entre os 26 municípios da região e que fazem parte do fórum, são quinze os que estão sendo apresentados no guia porque já têm um inventário de turismo local.

Os municípios apresentados são: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Lapa, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Paulo Henrique Munhoz da Rocha, explica que o guia vai mostrar aos turistas o potencial que Curitiba tem como destino de lazer, considerando os diversos atrativos de sua Região Metropolitana. "Curitiba já é considerada um destino de turismo de negócios, agora vamos mostrar que a Grande Curitiba é também um destino de lazer e aumentar o tempo de permanência dos turistas na cidade", comenta Paulo Henrique.

O Fórum

O guia Rotas do Pinhão é o primeiro produto turístico do Fórum Metropolitano de Turismo, entidade criada em dezembro de 2003 e que reúne os 26 municípios da Grande Curitiba com o intuito promover e divulgar a região como um destino turístico único. "Acreditamos que uma ação integrada com os municípios da Região Metropolitana, além de mais barata tem muito mais força para trazer mais turistas à região", diz Paulo Munhoz da Rocha, explicando o motivo da criação do Fórum.

Além de integrar os 26 municípios da Região Metropolitana, o fórum tem como objetivos também explorar os potenciais turísticos regionais, articular de forma mais efetiva junto às instituições federal e estaduais; estimular o intercâmbio de informações entre as cidades, participar da formulação de política de turismo regional e apresentar a Grande Curitiba como uma região turística única. O fortalecimento de produtos já existentes, a criação de novos, o treinamento e qualificação das pessoas que atendem os turistas e a divulgação e promoção dos produtos turísticos são os objetivos mais específicos do fórum.

O Fórum Metropolitano de Turismo tem Curitiba na sua presidência. As primeira, segunda e terceira vice-presidências estão com, respectivamente, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Araucária. A determinação de que os cargos sejam ocupados por cidades e não por pessoas é para que o projeto tenha continuidade independentemente de quem ocupe os cargos públicos.


Serviço - O Guia Rotas do Pinhão está sendo distribuído nos Postos de Informações Turísticas de Curitiba e Região Metropolitana, hotéis, eventos e workshops de turismo, e nas prefeituras das 26 cidades envolvidas. (Danielle de Sisti)

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