quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Rotas do Pinhão: oito maneiras de desbravar Curitiba e arredores

Oito maneiras de conhecer e aproveitar bastante as atrações e as histórias de Curitiba e região metropolitana.
Redação iG Turismo

- O essencial de Curitiba
- Pacotes nas Rotas dos Pinhão

Curitiba é o ponto de partida. As Rotas do Pinhão "desbravam" a capital paranaense, belíssima com seu modelo de urbanismo, e também sua região metropolitana. O passeio mistura história e natureza e tem como atrações belas paisagens, restaurantes, vinícolas, spas, parques e áreas rurais para lazer e hospedagem.

São oito maneiras de se encantar pelas Rotas do Pinhão. Uma delas vai ter a sua cara.

1 - Turismo de aventura

O cicloturismo é uma das opções de atividades, especialmente nas estradas rurais da Lapa. No Morro do Anhangava, em Quatro Barras, a escalada é a pedida, assim como no Morro de Araçatuba, em Tijucas do Sul, e no Morro do Canal, em Piraquara. Outras opções são passeios em veículos automotores nas estradas de Campo Magro e São José dos Pinhais. Amantes do rafting podem se esbaldar em Cerro Azul, no rio Ribeira, ou em Campo Largo, no rio Açungui.

2 - Turismo de saúde

Viajar e cuidar do bem estar físico e mental são coisas que combinam muito. Além das áreas verdes de Curitiba, famosa pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores, o distrito de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, e em São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e na Lapa, há spas de grande porte, com opções variadas de cuidados com o corpo e a mente.

3 - Turismo gastronômico

O primeiro passo é em Santa Felicidade, bairro mais italiano de Curitiba, com um grande número de restaurantes e vinícolas. Pelo resto da cidade há cafés deliciosos, além de bares e restaurantes de cozinha internacional. O Mercado Municipal tem vários produtos gastronômicos imperdíveis. No Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo e no Caminho do Vinho em São José dos Pinhais, assim como em Campo Largo, há muitos produtos coloniais e vinhos de ótima qualidade. Na Lapa, a comida tropeira tradicional é o destaque.

4 - Turismo religioso

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, por ser a segunda igreja católica do Estado, a Capela do Tamanduá, construída pelos carmelitas por volta de 1730, é atração em Balsa Nova. Curitiba, por sua vez, oferece muitos monumentos religiosos. A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes, e o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são referências do catolicismo. No islamismo, destaque para a Mesquita Iman Ali. Na Lapa, além da Igreja de Santo Antônio, também fica a Gruta do Monge, que se tornou lugar de peregrinação religiosa por causa do Monge João Maria D´Agostinis, que usava plantas em suas curas.

5 - Turismo cultural

Muitas etnias se misturam nas Rotas do Pinhão. Alemães, poloneses, japoneses, italianos, ucranianos e muitos outros povos que ajudaram a criar um mosaico de cores e sabores. O centro histórico de Curitiba, através de seus monumentos, igrejas e museus, é um passeio imperdível. Assim como a tradicional Feira do Largo da Ordem. Outros espaços culturais que merecem uma visita são o Teatro Guaíra, a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil, e o Palácio Avenida, que no Natal se transforma em um espetáculo de luz e música. A Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer também são atrações. A Lapa, perto da capital, tem um centro histórico com 14 quarteirões e 235 imóveis tombados. O centro histórico de Piraquara também é imperdível.

6 - Ecoturismo

Parques naturais e áreas preservadas convidam o turistas a passeios inesquecíveis. O Parque Municipal de Bacaetava, em Colombo, e o Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, são atrações. Em Quatro Barras, fica o ponto inicial da centenária Estrada da Graciosa e do histórico Caminho do Itupava, uma trilha que começa em Borda do Campo, a partir de um Posto de Informações que dá as dicas necessárias para caminhadas de observação da fauna e da flora. Em Curitiba, vale conhecer a Universidade Livre do Meio Ambiente, no Bosque Zaninelli, e o famoso Jardim Botânico.

7 - Turismo de lazer

Descanso e lazer falam a mesma língua nas Rotas do Pinhão. O Jardim Botânico, o Parque Barigui, o Parque Tanguá e o Parque São Lourenço são excelentes opções de passeio em Curitiba. Todos fazem parte do roteiro Linha Turismo, que leva os visitantes a também outros pontos turísticos da cidade. Pedalar pelos 150 quilômetros de ciclovia da cidade também pode ser uma boa opção de se conhecer Curitiba. Na capital e em São José dos Pinhais é possível usufruir de estruturas para a prática de golfe. Em Campo Largo, há uma área de lazer com piscinas de água mineral. O Parque Cachoeira, em Araucária, e o Parque Ecoturístico São Luis de Tolosa, em Rio Negro, oferecem paisagens naturais e culturais.

8 - Turismo rural

O Circuito Italiano de Turismo Rural em Colombo é o pioneiro. Propriedades integram o Turismo Rural na Agricultura Familiar, recebendo os visitantes em suas hortaliças orgânicas, seus pesque-pague, seus restaurantes, áreas de lazer, etc. Outras opções são os roteiros Caminhos de Guajuvira, em Araucária, o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, o Circuito Verde Que Te Quero Verde, em Campo Magro, e o Estrada Ecológica de Pinhais.
http://turismo.ig.com.br/destinos_nacionais/2009/07/16/rotas+do+pinhao+nove+maneiras+de+desbravar+curitiba+e+arredores+++parana+7321943.html
Rotas do Pinhão, uma opção turística barata e convidativa
Cultura, gastronomia, ruralismo e qualidade de vida compõem o mix variado de turismo, que inclui Curitiba e municípios da Região Metropolitana
30 de Julho de 2009. Publicado por Equipe EcoViagem


Caminho do Vinho é atração em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba
Foto: Yure Lobo
Curitiba é o ponto de referência das Rotas do Pinhão, uma região do Paraná onde se pode encontrar muitos encantos e um misto de história com natureza, que oferece uma infinidade de paisagens, restaurantes, vinícolas, parques e áreas rurais para lazer e hospedagem.

São roteiros que agradam visitantes que buscam cultura, religião, lazer e saúde em atrativos diferenciados, além de uma excelente opção para as férias de inverno, sem grandes deslocamentos.

A região das Rotas do Pinhão engloba o município de Curitiba e Região Metropolitana, compreendendo desde Cerro Azul e Balsa Nova, até Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

No inverno, a região se torna especialmente interessante, pois engloba características tipicamente rurais, em meio a tradições campeiras e paisagens fenomenais. A diversidade oferecida ao viajante, que se delicia com roteiros onde pode encontrar produtos de consumo local, como vinhos, sucos, geléias, conservas, embutidos e hortaliças orgânicas, se destaca pela valorização dos recursos naturais e pelas raízes rurais da região.

As baixas temperaturas não são empecilho para desfrutar das belezas e atrativos da região, que conta com 67 pontos turísticos diferenciados, que funcionam o ano todo. “Hoje, o que o turista mais busca são roteiros novos, opções que fujam do tradicional. A gastronomia e as formas de lazer rural da região das Rotas do Pinhão chamam a atenção e se mesclam a uma série de atrações para os visitantes, com preços convidativos. É uma excelente opção para aqueles que tiram férias nesse período”, explica Patrícia Albanez, consultora do Sebrae/PR.

Passeio gastronômico

A gastronomia oferecida pelo roteiro das Rotas do Pinhão é um passeio pela produção artesanal de produtos típicos, que retratam a identidade cultural local e regional. São aromas e sabores que atraem o visitante, a começar por Santa Felicidade, o bairro mais italiano de Curitiba, que reúne um grande número de restaurantes servindo comida típica.

Além disso, no Mercado Municipal de Curitiba é possível conhecer comidas típicas do mundo todo e o primeiro Mercado de Orgânicos do País, em um espaço em que os aromas de frutas e peculiaridades de um atendimento muito diferenciado chamam atenção.

Atrativo novo em Curitiba, o Paço da Liberdade é o elegante edifício que já abrigou a Prefeitura Municipal e o Museu Paranaense. Revitalizado recentemente, o Paço da Liberdade – Sesc Paraná transformou-se em patrimônio estadual e nacional e hoje é um centro cultural da cidade.

Fora da Capital, produtos coloniais e muito vinho ganham destaque no Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo e no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais e em Campo Largo.

No final do mês de julho, por exemplo, São José dos Pinhais oferece aos visitantes sua tradicional ´Festa do Vinho e Mostra de Folclore`, que já está na oitava edição e atrai turistas das mais diversas regiões do Paraná e de outros estados. O evento é conhecido como forma de incentivo à cultura italiana e oferece, além de uma série de shows, degustação de risoto, frango, vinhos e da tradicional polenta de oito metros.

"O Caminho do Vinho de São José dos Pinhais oferece muitas opções durante o inverno, independentemente da feira. São três restaurantes, uma pizzaria e três cafés coloniais, que servem produtos tipicamente italianos e rurais, como salames, queijos, compotas, sopas, pães, vinhos coloniais, entre outros produtos que são verdadeiras atrações nos dias mais frios”, explica o agente administrativo do Departamento de Turismo de São José dos Pinhais, Marcos Daniel Kuzna.

Mosaico de cores

As Rotas do Pinhão garantem um passeio diferenciado que une passado e presente, caminhando lado a lado em monumentos, museus, igrejas e na tradicional Feira de Artesanato, que acontece todos os domingos em Curitiba.

Toda a região ao redor da Capital se destaca pela convivência de diversas etnias com costumes referenciados em memoriais, na dança, música, gastronomia, artesanato e em muitos eventos realizados durante o ano todo. São alemães, poloneses, italianos, japoneses, ucranianos e muitos outros povos, que contribuem para a e formação de um mosaico de cores e sabores.

Os municípios de Campo Largo e Campo Magro oferecem como destaque cultural o Roteiro de Turismo Rural nas Colônias Polonesas. São 10 pontos de visitação que incluem cafés coloniais, espaços de artesanato, comercialização de plantas medicinais, chás, flores e mel, além da degustação de pratos típicos poloneses, preparados pelas próprias famílias de descendentes.

Outro destaque da região são os parques com vegetação abundante, onde é possível praticar atividades esportivas e de lazer. Em Curitiba, o roteiro de parques pode ser visitado em um passeio pelos ônibus da Linha Turismo, que passa por 25 pontos turísticos da cidade. A Linha funciona de terça a domingo, com saída dos ônibus a cada 30 minutos.

Pagando a tarifa de R$ 20,00 o usuário recebe uma cartela com cinco tíquetes, que lhe dá direito ao embarque e quatro reembarques, permitindo que a pessoa escolha o ponto turístico que quer conhecer melhor e podendo embarcar novamente na Linha Turismo para cumprir o restante do trajeto.

Esportes ao ar livre

Em meio às paisagens naturais das Rotas do Pinhão, o turista que gosta de atividades de aventura e prática de esportes se delícia com o cicloturismo por estradas rurais, voo livre, escalada, rapel e outras opções de experiências ao ar livre, muitas deles incentivando o ecoturismo, com uma enorme quantidade de parques naturais e áreas preservadas, que garantem passeios inesquecíveis junto à fauna e flora local.

A coordenadora de turismo da agência de viagens Praia Secreta, Kelly Gonçalves, aponta as férias de inverno como a melhor época do ano para se praticar atividades esportivas em família. “Algumas pessoas procuram o rapel no inverno como uma forma de fazer esportes junto com os filhos e estimular a consciência ecológica dos pequenos. Nessa época é mais fresco e tranquilo, facilitando a prática para as crianças, que costumam gostar muito de estar junto com os pais e em contato com as belezas naturais de municípios como São Luiz do Purunã, por exemplo”, comenta.

Piraquara também se destaca pelo ecoturismo, que pode ser praticado durante o inverno na região do Caminho do Trentino dos Mananciais. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo de Piraquara, Gilmar Clavisso, durante os meses de julho e agosto, as caminhadas a cavalo são uma ótima oportunidade de os visitantes conhecerem a região, com muitas trilhas e cachoeiras.

“O turista que visita o caminho durante o inverno aproveita o montanhismo, escalada e caminhadas em trilhas, vendo paisagens diferentes e, à noite, pode ser recepcionado em sua volta aos hotéis-fazendas e pousadas da região com um belo prato de truta com vinho ou um tradicional ponche antigo. É uma excelente pedida para os meses de julho e agosto”, conta o secretário.

Serviço:
Contatos para os visitantes
Instituto Municipal de Turismo Curitiba Turismo – (41) 3250-7720 (41) 3250-7720
www.viaje.curitiba.pr.gov.br
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais – (41) 3398 9613 (41) 3398 9613
Agência de Viagens Praia Secreta – (41) 3256-3333 (41) 3256-3333
Departamento de Turismo de Piraquara – (41) 3673 4442 (41) 3673 4442 / 3673 0186
Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Regional Centro-Sul do Sebrae/PR
Luciana Baroni - (41) 3035-5669 (41) 3035-5669 ou 9194-4403
jornalismocuritiba@savannah.com.br
Coordenação: Jaqueline Gluck – (41) 9602-7541 (41) 9602-7541
Leandro Donatti – Jornalista Sebrae/PR – (41) 3330-5895 (41) 3330-5895 ou 9962-1754

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-nacional/rotas-do-pinhao-uma-opcao-turistica-barata-e-convidativa-10001.asp
Região das Rotas do Pinhão é opção turística alternativa no Paraná
Cultura, gastronomia, ruralismo e qualidade de vida compõem mix variado
Curitiba é o ponto de referência das Rotas do Pinhão, uma região do Paraná onde se pode encontrar muitos encantos e um misto de história com natureza, que oferece uma infinidade de paisagens, restaurantes, vinícolas, parques e áreas rurais para lazer e hospedagem.

São roteiros que agradam visitantes que buscam cultura, religião, lazer e saúde em atrativos diferenciados, além de uma excelente opção para as férias de inverno, sem grandes deslocamentos.

A região das Rotas do Pinhão engloba o município de Curitiba e Região Metropolitana, compreendendo desde Cerro Azul e Balsa Nova, até Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

No inverno, a região se torna especialmente interessante, pois engloba características tipicamente rurais, em meio a tradições campeiras e paisagens fenomenais. A diversidade oferecida ao viajante, que se delicia com roteiros onde pode encontrar produtos de consumo local, como vinhos, sucos, geléias, conservas, embutidos e hortaliças orgânicas, se destaca pela valorização dos recursos naturais e pelas raízes rurais da região.

As baixas temperaturas não são empecilho para desfrutar das belezas e atrativos da região, que conta com 67 pontos turísticos diferenciados, que funcionam o ano todo. “Hoje, o que o turista mais busca são roteiros novos, opções que fujam do tradicional. A gastronomia e as formas de lazer rural da região das Rotas do Pinhão chamam a atenção e se mesclam a uma série de atrações para os visitantes, com preços convidativos. É uma excelente opção para aqueles que tiram férias nesse período”, explica Patrícia Albanez, consultora do Sebrae/PR.

Passeio gastronômico

A gastronomia oferecida pelo roteiro das Rotas do Pinhão é um passeio pela produção artesanal de produtos típicos, que retratam a identidade cultural local e regional. São aromas e sabores que atraem o visitante, a começar por Santa Felicidade, o bairro mais italiano de Curitiba, que reúne um grande número de restaurantes servindo comida típica.

Além disso, no Mercado Municipal de Curitiba é possível conhecer comidas típicas do mundo todo e o primeiro Mercado de Orgânicos do País, em um espaço em que os aromas de frutas e peculiaridades de um atendimento muito diferenciado chamam atenção.

Atrativo novo em Curitiba, o Paço da Liberdade é o elegante edifício que já abrigou a Prefeitura Municipal e o Museu Paranaense. Revitalizado recentemente, o Paço da Liberdade – Sesc Paraná transformou-se em patrimônio estadual e nacional e hoje é um centro cultural da cidade.

Fora da Capital, produtos coloniais e muito vinho ganham destaque no Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo e no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais e em Campo Largo.

No final do mês de julho, por exemplo, São José dos Pinhais oferece aos visitantes sua tradicional Festa do Vinho e Mostra de Folclore, que já está na oitava edição e atrai turistas das mais diversas regiões do Paraná e de outros estados. O evento é conhecido como forma de incentivo à cultura italiana e oferece, além de uma série de shows, degustação de risoto, frango, vinhos e da tradicional polenta de oito metros.

– O Caminho do Vinho de São José dos Pinhais oferece muitas opções durante o inverno, independentemente da feira. São três restaurantes, uma pizzaria e três cafés coloniais, que servem produtos tipicamente italianos e rurais, como salames, queijos, compotas, sopas, pães, vinhos coloniais, entre outros produtos que são verdadeiras atrações nos dias mais frios – explica o agente administrativo do Departamento de Turismo de São José dos Pinhais, Marcos Daniel Kuzna.

Mosaico de cores

As Rotas do Pinhão garantem um passeio diferenciado que une passado e presente, caminhando lado a lado em monumentos, museus, igrejas e na tradicional Feira de Artesanato, que acontece todos os domingos em Curitiba.

Toda a região ao redor da Capital se destaca pela convivência de diversas etnias com costumes referenciados em memoriais, na dança, música, gastronomia, artesanato e em muitos eventos realizados durante o ano todo. São alemães, poloneses, italianos, japoneses, ucranianos e muitos outros povos, que contribuem para a e formação de um mosaico de cores e sabores.

Os municípios de Campo Largo e Campo Magro oferecem como destaque cultural o Roteiro de Turismo Rural nas Colônias Polonesas. São 10 pontos de visitação que incluem cafés coloniais, espaços de artesanato, comercialização de plantas medicinais, chás, flores e mel, além da degustação de pratos típicos poloneses, preparados pelas próprias famílias de descendentes.

Outro destaque da região são os parques com vegetação abundante, onde é possível praticar atividades esportivas e de lazer. Em Curitiba, o roteiro de parques pode ser visitado em um passeio pelos ônibus da Linha Turismo, que passa por 25 pontos turísticos da cidade. A Linha funciona de terça a domingo, com saída dos ônibus a cada 30 minutos.

Pagando a tarifa de R$ 20 o usuário recebe uma cartela com cinco tíquetes, que lhe dá direito ao embarque e quatro reembarques, permitindo que a pessoa escolha o ponto turístico que quer conhecer melhor e podendo embarcar novamente na Linha Turismo para cumprir o restante do trajeto.

Esportes ao ar livre

Em meio às paisagens naturais das Rotas do Pinhão, o turista que gosta de atividades de aventura e prática de esportes se delícia com o cicloturismo por estradas rurais, voo livre, escalada, rapel e outras opções de experiências ao ar livre, muitas deles incentivando o ecoturismo, com uma enorme quantidade de parques naturais e áreas preservadas, que garantem passeios inesquecíveis junto à fauna e flora local.

A coordenadora de turismo da agência de viagens Praia Secreta, Kelly Gonçalves, aponta as férias de inverno como a melhor época do ano para se praticar atividades esportivas em família.
– Algumas pessoas procuram o rapel no inverno como uma forma de fazer esportes junto com os filhos e estimular a consciência ecológica dos pequenos. Nessa época é mais fresco e tranquilo, facilitando a prática para as crianças, que costumam gostar muito de estar junto com os pais e em contato com as belezas naturais de municípios como São Luiz do Purunã, por exemplo – comenta.

Piraquara também se destaca pelo ecoturismo, que pode ser praticado durante o inverno na região do Caminho do Trentino dos Mananciais. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo de Piraquara, Gilmar Clavisso, durante os meses de julho e agosto, as caminhadas a cavalo são uma ótima oportunidade de os visitantes conhecerem a região, com muitas trilhas e cachoeiras.

– O turista que visita o caminho durante o inverno aproveita o montanhismo, escalada e caminhadas em trilhas, vendo paisagens diferentes e, à noite, pode ser recepcionado em sua volta aos hotéis-fazendas e pousadas da região com um belo prato de truta com vinho ou um tradicional ponche antigo. É uma excelente pedida para os meses de julho e agosto – conta o secretário.




AGÊNCIA SEBRAE
http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=noticias&id=2601579§ion=noticias
Rotas do Pinhão - Curitiba e Região Metropolitana
Na capital do Paraná é possível fazer uma viagem pelo mundo. Com mais de três séculos de existência, Curitiba abriga surpresas que fascinam entre os seus espaços culturais, históricos, memoriais e endereços gastronômicos que remetem às várias etnias, revelando sua principal característica, a imigração. Uma cidade à frente do seu tempo, que já há muitas décadas vem sendo modelo de planejamento urbano, de transporte público e de preservação ambiental – criando um equilíbrio entre a natureza e a vida do homem moderno. Seus parques e museus são passeios preferidos pelos moradores e pelos muitos visitantes que aqui vêm para participar dos inúmeros eventos e para fazer negócios. Nos seus arredores, podem ser descobertos muitos outros encantos na conhecida “Rotas do Pinhão” um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas e rurais. A Lapa possui um Centro Histórico de 14 quarteirões tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de oferecer atividades de turismo rural em hotéis fazenda e chácaras de lazer, sem contar a gastronomia lapiana, com fortes resquícios do tropeirismo e seu passado ligado à Revolução Federalista. Ainda dentro da Rota dos Tropeiros encontramos Balsa Nova com sua bucólica Vila de São Luis do Purunã, Campo Largo que se destaca pela produção de louça e porcelana de muita qualidade, Rio Negro com seu artesanato em palha de milho e seu imponente Seminário Seráfico e Campo do Tenente. Mas nesta Região, as atividades rurais se destacam, são cafés coloniais, restaurantes, cavalgadas e muitas outras atrações de lazer formando diversificados roteiros. Em Colombo e São José dos Pinhais, é possível fazer roteiros do vinho. Em Campo Magro, Quatro Barras, Piraquara e Campina Grande do Sul, Cerro Azul, a natureza e aventura são atrações. Em Araucária, Almirante Tamandaré e Pinhais a ruralidade é o ponto forte.

Mais Informações: www.turismo.pr.gov.br

Um passeio pelas rotas do pinhão

O pinhão traça roteiros turísticos variados no Paraná, boas opções de passeio nestes dias de inverno. Curitiba é o ponto de referência das chamadas Rotas do Pinhão, que incluem regiões cheias de encantos, história e natureza exuberante.

Restaurantes, vinícolas, parques e áreas rurais para lazer e hospedagem compõem estes circuitos que agradam quem busca cultura, religião, lazer e saúde em atrativos diferenciados.

A região das Rotas do Pinhão inclui o município de Curitiba e Região Metropolitana, compreendendo desde Cerro Azul e Balsa Nova, até Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

No inverno, a região se torna especialmente interessante, pois têm características tipicamente rurais, em meio a tradições campeiras e paisagens fenomenais. A diversidade oferecida ao viajante, que se delicia com roteiros onde pode encontrar produtos como vinhos, sucos, geleias, conservas, embutidos e hortaliças orgânicas, se destaca pela valorização dos recursos naturais e pelas raízes rurais da região.

As baixas temperaturas não são empecilhos para desfrutar das belezas e atrativos da região, que conta com 67 pontos turísticos diferenciados que estão abertos o ano todo.

"Hoje, o que o turista mais busca são roteiros novos, opções que fujam do tradicional. A gastronomia e as formas de lazer rural da região das Rotas do Pinhão chamam a atenção e se mesclam a uma série de atrações para os visitantes, com preços convidativos. É uma excelente opção para aqueles que tiram férias nesse período", diz Patrícia Albanez, consultora do Sebrae-PR.

Aventura para curtir em família, no céu, na terra, na água
Praia Secreta


Em Cerro Azul, a aventura é o rapel no Rio Ribeira.


Em meio às paisagens naturais das Rotas do Pinhão, o turista que gosta de atividades de aventura e prática de esportes pode se deliciar com o cicloturismo por estradas rurais, voo livre, escalada, rapel e outras opções de experiências ao ar livre, muitas delas incentivando o ecoturismo.

É que o circuito das Rotas do Pinhão tem uma enorme quantidade de parques naturais e áreas preservadas, que garantem passeios inesquecíveis junto à fauna e flora local.

A coordenadora de turismo da agência de viagens Praia Secreta, Kelly Gonçalves, aponta as férias de inverno como a melhor época do ano para se praticar atividades esportivas em família.

"Algumas pessoas procuram o rapel no inverno como uma forma de fazer esportes junto com os filhos e estimular a consciência ecológica dos pequenos", comenta Kelly.

"Nesta época é mais fresco e tranquilo, facilitando a prática para as crianças, que costumam gostar muito de estar junto com os pais e em contato com as belezas naturais de municípios como São Luiz do Purunã, por exemplo", complementa.

Piraquara também se destaca pelo ecoturismo, que pode ser praticado durante o inverno na região do Caminho do Trentino dos Mananciais.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo de Piraquara, Gilmar Clavisso, durante os meses de julho e agosto, as caminhadas a cavalo são uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem a região, que conta com muitas trilhas e cachoeiras.

"O turista que visita o caminho durante o inverno aproveita o montanhismo, escalada e caminhadas em trilhas, vendo paisagens diferentes e, à noite, pode ser recepcionado em sua volta aos hotéis-fazendas e pousadas da região com um belo prato de truta com vinho ou um tradicional ponche antigo. É uma excelente pedida para os meses de julho e agosto", destaca o secretário Gilmar Clavisso.

Delicie-se com os aromas e sabores da produção artesanal



Pratos da culinária campeira: delícias que combinam com o inverno.


A gastronomia oferecida pelo roteiro das Rotas do Pinhão é um passeio pela produção artesanal de produtos típicos, que retratam a identidade cultural local e regional.

São aromas e sabores que atraem o visitante, a começar por Santa Felicidade, o bairro mais italiano de Curitiba, que reúne um grande número de restaurantes servindo comida típica.

Além disso, no Mercado Municipal de Curitiba é possível conhecer comidas típicas do mundo todo e o primeiro Mercado de Orgânicos do País, em um espaço em que os aromas de frutas e peculiaridades de um atendimento muito diferenciado chamam atenção.

Atrativo novo em Curitiba, o Paço da Liberdade é o elegante edifício que já abrigou a Prefeitura Municipal e o Museu Paranaense. Revitalizado recentemente, o Paço da Liberdade - Sesc Paraná transformou-se em patrimônio estadual e nacional e hoje é um centro cultural da cidade.

Fora da capital, produtos coloniais e muito vinho ganham destaque no Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo e no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais e em Campo Largo.

O agente administrativo do Departamento de Turismo de São José dos Pinhais, Marcos Daniel Kuzna, sugere um passeio pelo Caminho do Vinho, um dos circuitos turísticos do município, que oferece muitas opções durante o inverno.

São três restaurantes, uma pizzaria e três cafés coloniais, que servem produtos tipicamente italianos e rurais, como salames, queijos, compotas, sopas, pães, vinhos coloniais, entre outros produtos.

Etnias formam um mosaico de cores



O produto pinhão conduz turista por rotas variadas.


As Rotas do Pinhão oferecem um passeio diferenciado que une passado e presente apresentados em monumentos, museus, igrejas e na tradicional Feira de Artesanato, que acontece todos os domingos em Curitiba.

Toda a região ao redor da capital se destaca pela convivência de diversas etnias e seus costumes referenciados em memoriais, na dança, música, gastronomia, artesanato e em muitos eventos realizados durante o ano todo.


Notícias Relacionadas
18/07/2009
Livro conta a riquíssima história do pinhão

São alemães, poloneses, italianos, japoneses, ucranianos e muitos outros povos, que contribuem para a formação de um mosaico de cores e sabores. Os municípios de Campo Largo e Campo Magro oferecem como destaque cultural o Roteiro de Turismo Rural nas Colônias Polonesas.

São 10 pontos de visitação que incluem cafés coloniais, espaços de artesanato, comercialização de plantas medicinais, chás, flores e mel, além da degustação de pratos típicos poloneses, preparados pelas próprias famílias de descendentes.

Parques de Curitiba

Mauro Frasson


Teatro São João faz parte do circuito cultural na Lapa.


Outro destaque da região são os parques com vegetação abundante, onde é possível praticar atividades esportivas e de lazer. Em Curitiba, o roteiro de parques pode ser visitado em um passeio pelos ônibus da Linha Turismo, que passa por 25 pontos turísticos.

A Linha funciona de terça a domingo, com saída dos ônibus a cada 30 minutos. Pagando a tarifa de R$ 20 o usuário recebe uma cartela com cinco tíquetes, que lhe dá direito ao embarque e quatro reembarques, permitindo que a pessoa escolha o ponto turístico que quer conhecer melhor e podendo embarcar novamente na para cumprir o restante do trajeto.

http://www.parana-online.com.br/canal/viagem-e-turismo/news/389892/?noticia=UM+PASSEIO+PELAS+ROTAS+DO+PINHAO

Grande Curitiba lança Rotas do Pinhão

Grande Curitiba lança Rotas do Pinhão - Paraná online
Danielle de Sisti


Paulo Henrique Munhoz
da Rocha: "Ação integrada tem muito mais força para incrementar o turismo".

Com o objetivo de oferecer uma maior oferta ao turista que visita Curitiba e, conseqüentemente, alavancar o setor na Região Metropolitana, o Fórum Metropolitano de Turismo e o Sebrae lançaram esta semana o guia turístico Rotas do Pinhão. O material apresenta quinze municípios da Região Metropolitana, suas características e atrativos turísticos, além de um mapa para quem quer usar o guia para fazer um circuito turístico pela região e um mapa rodoviário que contém as principais estradas que ligam as cidades da Grande Curitiba.

São diversos roteiros formatados, que integram a capital às cidades vizinhas, aproveitando os pontos turísticos, as características étnicas e algumas curiosidades das cidades do eixo metropolitano, sem concorrência umas com as outras. Entre os 26 municípios da região e que fazem parte do fórum, são quinze os que estão sendo apresentados no guia porque já têm um inventário de turismo local.

Os municípios apresentados são: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Lapa, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Paulo Henrique Munhoz da Rocha, explica que o guia vai mostrar aos turistas o potencial que Curitiba tem como destino de lazer, considerando os diversos atrativos de sua Região Metropolitana. "Curitiba já é considerada um destino de turismo de negócios, agora vamos mostrar que a Grande Curitiba é também um destino de lazer e aumentar o tempo de permanência dos turistas na cidade", comenta Paulo Henrique.

O Fórum

O guia Rotas do Pinhão é o primeiro produto turístico do Fórum Metropolitano de Turismo, entidade criada em dezembro de 2003 e que reúne os 26 municípios da Grande Curitiba com o intuito promover e divulgar a região como um destino turístico único. "Acreditamos que uma ação integrada com os municípios da Região Metropolitana, além de mais barata tem muito mais força para trazer mais turistas à região", diz Paulo Munhoz da Rocha, explicando o motivo da criação do Fórum.

Além de integrar os 26 municípios da Região Metropolitana, o fórum tem como objetivos também explorar os potenciais turísticos regionais, articular de forma mais efetiva junto às instituições federal e estaduais; estimular o intercâmbio de informações entre as cidades, participar da formulação de política de turismo regional e apresentar a Grande Curitiba como uma região turística única. O fortalecimento de produtos já existentes, a criação de novos, o treinamento e qualificação das pessoas que atendem os turistas e a divulgação e promoção dos produtos turísticos são os objetivos mais específicos do fórum.

O Fórum Metropolitano de Turismo tem Curitiba na sua presidência. As primeira, segunda e terceira vice-presidências estão com, respectivamente, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Araucária. A determinação de que os cargos sejam ocupados por cidades e não por pessoas é para que o projeto tenha continuidade independentemente de quem ocupe os cargos públicos.


Serviço - O Guia Rotas do Pinhão está sendo distribuído nos Postos de Informações Turísticas de Curitiba e Região Metropolitana, hotéis, eventos e workshops de turismo, e nas prefeituras das 26 cidades envolvidas. (Danielle de Sisti)

Rota do Pinhão.

Propostas para fortalecer o turismo na Rota do Pinhão

CURITIBA [ ABN NEWS ] - A consultora do Ministério do Turismo Tania Zapata estará em Curitiba nesta quarta-feira (26) para falar sobre as iniciativas de formalização da instância de governança - instituição com participação da iniciativa privada, do poder público e do setor - da região turística Rotas do Pinhão. O roteiro envolve a capital paranaense e os outros 26 municípios da Região Metropolitana.

O encontro, no Sebrae (rua Caetê, 150, Prado Velho), contará com a presença da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, da presidente do Fórum Metropolitano de Turismo, Adriane Vortolin, dos secretários e técnicos dos outras localidades que compõem a Rota do Pinhão.

Esta é a segunda vez que Tania vem à cidade para analisar as ações da instância de governança e o fortalecimento do roteiro integrado Rotas do Pinhão. Aproveitando a experiência da consultora, os secretários e técnicos discutirão a estrutura da região e vão avaliar as atividades que já estão em andamento e profissionalizar os trabalhos.

"Curitiba é a porta de entrada da região, e é um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil, e, com ações bem direcionadas, pode beneficiar os municípios vizinhos e fazendo com que o visitante permaneça mais tempo na região e no Estado", diz Juliana.

O circuito Rotas do Pinhão conta com atrativos turísticos que misturam aventura, história, gastronomia, e paisagens rurais. É uma opção diferenciada e com opções de programação com preços convidativos para os turistas que desembarcam no Paraná.

A Rota do Pinhão envolve Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, Pinhais, Lapa, Balsa Nova, Campo Largo, Rio Negro, Colombo, São José dos Pinhais, Campo Magro, Quatro Barras, Piraquara, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Contenda, Dr. Ulisses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Rio Branco do Sul, Quitandinha, Tunas do Paraná e ainda a cidade de Rio Negro, que não faz parte da Região Metropolitana, mas integra a região turística.

O Instituto Municipal de Turismo já desenvolveu diversas ações de promoção da rota, como no estande do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado em julho, em São Paulo. Em Curitiba, as ações foram apresentadas no Salão Paranaense de Turismo da Abav/PR, no Estação Embratel Convention Center, em maio, e na Feira Sabores do Paraná, no Parque Barigui, em julho.